top of page
  • Foto do escritorDanilo Ibanez Spaziani

Quer emplacar uma scooter elétrica? Não se esqueça de homologá-la!


Muito debate-se sobre a ascensão do setor de motocicletas no país, especificamente os modelos elétricos. Tradicionalmente, a busca por motocicletas já representa um desejo do consumidor brasileiro, e, em 45% dos municípios do país, elas são mais presentes que os carros em vias e rodovias. Tanto o preço mais modesto quanto a agilidade nos trajetos são fatores que estimulam a aquisição desse veículo em detrimento dos automóveis, e, diante do ingresso das scooters elétricas no mercado, essa tendência se fortaleceu.


Embora exista uma conscientização social voltada à prudência no trânsito, ainda assim os acidentes que envolvem motocicletas apresentam uma elevada incidência, reforçando a necessidade de que não somente o condutor adote uma pilotagem precavida, mas seus fabricantes submetam o veículo aos processos mais criteriosos de homologação, a fim de que a integridade física de todos no trânsito seja resguardada. Neste sentido, a solicitação do CAT para scooter é fundamental, possibilitando seu registro e licenciamento junto aos órgãos executivos de trânsito. Quer saber mais sobre a homologação e emplacamento de motocicletas elétricas? Prossiga conosco!


À medida que um veículo não é homologado, a propensão de que possíveis sinistros de trânsito culminem em óbitos torna-se maior. Isso porque, sem que haja a constatação de que ele cumpre requisitos técnicos de segurança veicular, seus passageiros estarão sob risco. E, tratando-se de uma moto elétrica, não é diferente. Considerando que suas vendas progrediram 346% no Brasil em 2022, é possível identificar uma mudança no comportamento do consumidor, que, neste momento, passou a priorizar tecnologia de ponta aliada à redução de despesas. Embora as scooters elétricas atinjam uma velocidade média que, em comparação com as motocicletas tradicionais, é consideravelmente inferior, a otimização de custos relacionada ao fato de o veículo não demandar abastecimentos de combustíveis seduziu um público significativo – haja vista que os preços em postos de gasolina estão exorbitantes.


No que se refere aos emplacamentos de veículos, sua importância é relativa à identificação no trânsito, possibilitando que, através desse registro junto aos órgãos responsáveis, seja possível reconhecer o responsável por infrações e até vítimas. No entanto, para que o fabricante assegure o emplacamento, a homologação de motos elétricas não pode ser negligenciada. Neste sentido, a VIP Engenharia presta a assessoria mais qualificada do mercado, encarregando-se da intermediação entre clientes e autoridades reguladoras, e, assim, permitindo seu tráfego sem restrições. Por consequência de medidas responsáveis como as mencionadas acima, os desastres em estradas têm apresentado quedas substanciais nos últimos anos.


49 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page