top of page
  • leonardoibanez8

Qual a legislação para Motorhome?

Atualizado: 20 de jul. de 2022



O Motorhome é um veículo com a finalidade de uso como moradia, escritório, comércio ou similares, em que é necessário a homologação para atestar a segurança aos passageiros durante o transporte. O veículo ficou muito famoso com o nome de trailer e posteriormente evoluiu para motorhome em que foi criado leis e normas para o trafego em vias públicas: Lei n°9.503, de 23 de setembro de 1997, o artigo 143V foi alterado em que condutores de CNH categoria B estão autorizados a dirigir motorhome com o peso bruto máximo (PBT) de até 6000Kg e 9 passageiros, mais o motorista. Caso o PBT (peso bruto máximo) ultrapasse esse total, a CNH de categoria B não será permitida para condução do veículo.

E assim como toda lei há alterações e mudanças como:

* A modificação de veículos para motorhome terá que seguir os pesos e dimensões descritos no CONTRAN n° 210;

* Não devem existir equipamentos e acessórios soltos, ou que atrapalhem o campo de visão do condutor;

* O CRV – certificado de registro e o CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de veículos, devem informar o PBT (Peso Bruto Total) e a CMT (Carga máxima Total);

* Todos os assentos devem ser equipados com cintos de segurança;

* Bagagens não podem ser transportadas na parte externa do motorhome, apenas veículos como bicicletas e motocicletas devidamente amarrados serão permitidos.

A VIP Engenharia realiza todo o acompanhamento da solicitação de CCT, CAT e outros documentos, e estamos a disposição para esclarecimento de dúvidas.

Pensou Engenharia, Pensou VIP !


Whatsapp 11 98072-1158 ou 11 99475-6337


636 visualizações0 comentário
bottom of page