Maio amarelo: entenda o que é e qual sua importância

May 17, 2019

 

O movimento maio amarelo surgiu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o grande número de mortes e feridos em acidentes de trânsito ao redor do mundo. Seu grande foco é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, de acordo com o site oficial do movimento, para colocar em pauta a segurança viária e mobilizar a sociedade como um todo, desde civis até empresas, governos e entidades.

 

História do maio amarelo ao longo dos anos

A escolha do mês de maio foi uma proposta da ONU (Organização das Nações Unidas) quando a Década de Ação para Segurança no Trânsito foi decretada, em 11 de maio de 2011. A partir disso, o diagnóstico de ações relacionadas ao trânsito em todo o mundo sempre acontece neste fatídico mês.

Já a cor amarela foi uma escolha por significar advertência no trânsito, sendo utilizada como um sinal de alerta em todo o mundo. Já o laço, é por ser um sinal de engajamento em todo o mundo e por representar inúmeros movimentos importantes.

É importante lembrarmos que o movimento maio amarelo é uma ação e não uma campanha ou um programa.

A cada ano, o movimento recebe um novo título. Veja, a seguir, quais foram os temas de 2014 para cá:

– 2014: Atenção pela vida;
– 2015: Seja você a mudança;
– 2016: Eu sou +1;
– 2017: Minha escolha faz a diferença;
– 2018 : Nós somos o trânsito.

 

2019: Este ano, a sexta edição do Maio Amarelo traz o tema “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA”, aprovado pelo (Contran) Conselho Nacional de Trânsito e recomendado na RESOLUÇÃO Nº 771, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2019, o tema escolhido propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

 

O Grupo VIP Engenharia apoia o Maio Amarelo que promove a conscientização da segurança no transito. A campanha teve sua inspiração nos cinco sentidos humanos, numa alusão à sinalização de trânsito. Ou seja, o trânsito é feito de sentidos. Para utilizá-lo, é preciso entender todos eles.

 

 

Para saber mais sobre Maio Amarelo, acesse: www.maioamarelo.com

 

#VIPAMARELO. 

 

 

www.facebook.com/grupovipengenharia
contato@grupovipengenharia.com.br 

www.grupovipengenharia.com.br/
11 98072 1158 - Igor | 11 99475 6337 - Fernando

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

CUIDADOS que você deve ter com seu FOOD TRUCK

December 26, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

June 19, 2019