top of page
  • Foto do escritorConsultor

Aquecimento Global - 5 Ações para Cumprir o acordo de Paris


Entrou em vigor nesta sexta-feira (4) o Acordo de Paris, com novas metas para combater os efeitos das mudanças climáticas.

O acordo histórico foi assinado por 195 países na conferência do clima em Paris, ano passado. Entre os principais compromissos, está manter o aumento da temperatura global em, no máximo, dois graus Celsius.

Cientistas acreditam que a partir desse ponto o planeta estaria condenado a um futuro de eventos climáticos, como enchentes e secas, cada vez mais extremos. Isso teria graves consequências para, por exemplo, a produção global de alimentos.

Para alcançar essa meta, a emissão de gases de efeito estufa precisa ser drasticamente reduzida. Cada país prometeu estabelecer limites nacionais. E o acordo impõe obrigações para garantir que os compromissos sejam honrados.

1º Elaborar um plano ambiental – Esse plano ambiental é um documento elaborado em parceria com empresas de Engenharia Ambiental que traçam um diagnóstico da empresa estabelecendo metas de redução na poluição provenientes de suas atividades direta e indireta.

2º Montar um comitê de sustentabilidade – Reunir pessoas com o apoio de uma empresa especializada, incentivando a criatividade dos colaboradores a sugerirem medidas a serem tomadas pela empresa para redução da poluição com foco na atividade sustentável.

3º Fazer o sistema de gestão funcionar de verdade – muitas empresas mantém um sistema de gestão de fachada, muitas vezes até certificados pela ISO 14001. Um sistema de gestão ambiental ou integrado deve apoiar a alta direção nas questões legais e propondo medidas altamente eficientes para o cumprimento das legislações aplicáveis, reduzindo e melhorando continuamente sua relação com o meio ambiente.

4º Tecnologia – A tecnologia, internet das coisas IOT estão cada dia mais próximas das pequenas e médias empresas, melhores praticas de operação e aumento da eficiência produtiva geram instantaneamente uma melhora no diagnóstico ambiental da empresa, trazendo benefícios que poderão reduzir significativamente custos operacionais.

5º Parceria – Existem empresas que estão preparadas para assumir as questões ambientais de sua empresa, trazendo know how de seus clientes e ampliando os resultados da companhia, a empresa deixa de ter a necessidade de manter uma equipe interna e passa a ser representada por um parceiro no cumprimento as legislações, gestão ambiental, elaboração de programas ambientais, educação ambiental e etc, automaticamente a um custo extremamente atraente.

A principal ação a ser tomada para o cumprimento do acordo de Paris é cultural e prioritária, vai de encontro a costumes antigos.

A poluição não deve ser uma preocupação apenas para grandes empresas, as pequenas empresas também precisam cuidar, afinal, todos nós vivemos no mesmo planeta.

O Grupo VIP Engenharia vem trabalhando para mudar o cenário Nacional, demonstrando a seus clientes uma forma leve e viável de cumprir com as exigências ambientais, permitindo que sua atividade impacte minimamente o meio ambiente e garantindo um ambiente saudável para as gerações futuras.

''Pensou Engenharia, Pensou VIP''

27 visualizações0 comentário
bottom of page