A transformação de veículos especiais é resultado de uma tecnologia em constante avanço e que, nas últimas décadas, possibilitou que alterações arrojadas na estrutura física de um automóvel produzisse novas funcionalidades ao seu proprietário. Afinal, ao passo que adquiriam uma van, furgão ou caminhão, deparavam-se com a ausência de adaptações, a fim de que suas necessidades pessoais ou profissionais fossem atendidas.
Neste sentido, nos acostumamos a vermos ambulâncias, vans escolares, ônibus encarregados do transporte público, foodtrucks e motorhomes com enorme naturalidade, sem associá-los a complexos processos de modificação que, após sua projeção, foram submetidos. E há a perspectiva de que, devido à mudança de comportamento dos indivíduos, as transformações veiculares se tornarão mais rotineiras, reflexo de uma sociedade engajada em empreender e viajar.
Quem está habilitado a modificar o veículo que eu adquiri?
Com o objetivo de preencher uma lacuna de mercado cada vez mais expressiva, especialistas da área automotiva ingressaram no ramo de transformações e adaptações veiculares, de forma que, somente no último ano, este setor tenha movimentado R$1,5 bilhão no Brasil. Mas, enganam-se aqueles que presumem que se trata de uma tarefa simples: o Inmetro é rigoroso e exige a emissão do CCT, a fim de autorizar a modificação de automóveis.
O documento, que tem por objetivo detectar a capacidade técnica da sua empresa, é obtido através do Organismo de Inspeção Acreditado (OIA), o que permitirá que os modelos sofram as alterações desejadas pelos seus clientes. Posteriormente, o processo de homologação do automóvel é pautado por solicitações do Ibama e do Denatran, tendo em vista as determinações da Legislação de Trânsito.
Conheça a seguir alguns veículos que certamente passaram por transformações
Viaturas
Motorhomes
Foodtrucks
Ambulâncias
Ônibus
E os benefícios à sociedade gerados por essas alterações?
Em relação às viaturas e ônibus públicos, por exemplo, trata-se de automóveis que se encarregam de serviços primordiais ao cotidiano do cidadão, oferecendo segurança pública e transporte, respectivamente.
As ambulâncias, por sua vez, apresentam uma função social imensurável, à medida que se transportam enfermos até instituições de saúde – inclusive em situações de urgência.
Em relação aos foodtrucks, eles fomentam a economia e geram emprego, enquanto os motorhomes proporcionam experiências recreativas marcantes ao público que aprecia viagens.
Confira as últimas etapas para homologar veículos transformados
No momento que anteceder a comercialização desses modelos, certifique-se das exigências dos órgãos reguladores pela emissão do LCVM e do CAT Veicular. Enquanto a obtenção do primeiro documento detectará o enquadramento do modelo em requisitos relacionados à emissão de ruídos e poluente, o segundo possui a função de averiguar se o automóvel em questão dispõe de itens de identificação e segurança veicular.
É compreensível que, por se tratar de etapas burocráticas desconhecidas, o transformador de veículos possua dúvidas a respeito da homologação. Por isso, tranquilize-se e, quando necessário, entre em contato com a VIP Engenharia, cujas credenciais neste mercado refletem a excelência de profissionais altamente capacitados.
Clique aqui para solicitar contato com nossos especialistas, que prontamente te ajudarão!
Comments