top of page
  • Foto do escritorDanilo Ibanez Spaziani

Saiba como homologar um trailer do jeito rápido e fácil


A homologação de trailer é um processo que, sob nenhuma hipótese, deve ser desprezado pelo seu fabricante. Mas no Brasil, muitas pessoas possuem dificuldades para identificarem um trailer, sobretudo quando comparados a um motorhome, o que acaba dificultando a compreensão da sua legislação.


Fato é que, nos dias de hoje, os trailers popularizaram-se e são utilizados para distintas finalidades. Levando em consideração que o empreendedorismo cresceu substancialmente após a pandemia, os negócios alimentícios tornaram-se uma alternativa de investimento, reflexo de uma rotina em que o tempo para cozinhar se faz cada vez menor. 


Por isso, os trailers que comercializam alimentos despontaram como um setor em ascensão, atraindo clientes especialmente no horário de almoço, ao término do horário comercial, e na saída de universidades no período noturno. Segundo a ABBT (Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador), os consumidores destinam 35% dos seus salários à alimentação fora do lar, fortalecendo o otimismo que envolve essa atividade econômica.


Além disso, a aquisição de trailers para fins de turismo também é observada em nosso dia-dia, sendo impulsionada por um mercado de trabalho cada vez mais adepto do home office. Neste cenário, torna-se possível trabalhar a distância e, ao mesmo tempo, trafegar milhares de quilômetros até pontos turísticos. 


Em meio a esses trajetos, porém, qualquer falha de segurança no veículo pode colocar o motorista e seus passageiros sob risco. Desta forma, os órgãos reguladores determinam a emissão de documentos relativos à sua homologação, o que enquadrará o trailer às exigências da legislação e assegurará viagens sem qualquer tipo de obstáculo.


Quais os principais benefícios de um adquirir um trailer?


Conforme destacamos, o trailer representa um perfil extremamente dinâmico de veículo, fazendo com que sua versatilidade cative consumidores com interesses e objetivos diferentes. Apesar disso, muitas pessoas reúnem duvidas em relação às suas características e particularidades estruturais, além da documentação necessária para sua circulação.


O trailer é um veículo recreativo rebocável e que depende de um veículo tracionador para ser conduzido, uma vez que não contém um motor. Como consequência, eles são isentos de IPVA, o que favorece sua procura por parte dos consumidores de menor poderio aquisitivo.


Outro aspecto que potencializa suas buscas por esse público é o fato de os trailers demandarem um investimento relativamente acessível, especialmente quando comparados a um motorhome. Se por um lado, um motorhome custa a partir de R$70.000, é viável adquirir um trailer pagando cerca de R$20.000 – embora esses modelos mais modestos não ofereçam um grande conforto.


A manutenção facilitada e a autonomia em removê-lo sem que sempre seja necessário carregá-lo revelam outras razões pelas quais a demanda por trailers é tão vigorosa. Só que, embora muitos desses veículos sejam utilizados de forma estática, eles ocupam um espaço físico relevante nas vias, o que reforça a importância de que sejam homologados. 


1ª etapa da homologação: Obtenha o CCT exigido pelo Inmetro


Para atender aquilo que o mercado deseja, muitos empreendedores identificaram na fabricação de trailers uma oportunidade valiosa de alcançar o sucesso. E da mesma forma que em qualquer outro segmento, é crucial que você apresente a capacidade técnica adequada para exercer esse ofício.


Ciente disso, o Inmetro solicita a emissão do CCT (Certificado de Capacitação Técnico Operacional), correspondente ao início do processo de homologação veicular, e que tem por objetivo atestar a aptidão da sua empresa para atuar no segmento de fabricação de trailers. Levando-se em conta que as homologações podem levar até 7 meses, é aconselhável que, o quanto antes, o empreendedor ingresse nesta fase.


Após a emissão do documento sob a supervisão do Inmetro, sua validade é de 2 anos, e sua renovação deve ser solicitada com pelo menos 60 dias de antecedência do vencimento. O Organismo de Inspeção Acreditado (OIA) possui a responsabilidade de emitir o CCT, e autorizará o prosseguimento da produção.


2ª etapa da homologação: Garanta o CAT Veicular através do Senatran


Homologar um trailer compreende menos etapas que um veículo convencional, já que o modelo não possui motor e, por isso, não há como inspecionar suas emissões veiculares. Ainda assim, o processo é conduzido de forma criteriosa e responsável, sobretudo quando se trata da exigência do Senatran.


Este órgão regulador determina a emissão do CAT (Certificado de Adequação a Legislação de Trânsito), que se torna fundamental após os ensaios de homologação veicular, e tem o intuito de averiguar os itens de identificação, de segurança ativa e segurança passiva do automóvel. Assim, seu futuro proprietário desfrutará de um veículo seguro e de qualidade, promovendo sua satisfação.


Após a obtenção deste documento, o fabricante receberá um código específico de marca/versão/modelo do RENAVAM, assegurando seu registro, licenciamento e emplacamento. Já que um trailer é considerado veículo pela legislação, todas as credenciais regulatórias que um carro tradicional exibe também se fazem presentes neste modelo.


Qual a diferença do trailer para o motorhome?


À medida que você opta por um trailer em detrimento de um motorhome, é recomendável que se aprofunde sobre as vantagens e desvantagens que envolvem essa aquisição. Embora ambos os modelos sejam categorizados como uma “moradia móvel”, existem distinções fundamentais entre eles. 

A seguir, conheça algumas características que se distinguem entre os veículos:


  • O motorhome possui motor e não é isento de IPVA, ao contrário do trailer

  • A dirigibilidade é superior no motorhome, que, diferentemente do trailer, não é engatado em outro veículo 

  • O consumo de combustível no motorhome pode prejudicar seu orçamento, enquanto o trailer não demanda abastecimento

  • O trailer dispõe de um espaço interno pacato, ao passo que o motorhome pode reproduzir a funcionalidade de uma casa com maior facilidade


Qual empresa pode me auxiliar na homologação do trailer?


A VIP Engenharia é referência no mercado de homologação veicular, apresentando credenciais únicas e reunindo profissionais altamente conceituados. Assim, nos comprometeremos a emitir todos os documentos necessários para legalizar o seu trailer, a fim de que nosso cliente não seja surpreendido pela burocracia deste processo.


Desta maneira, você atenderá as determinações estabelecidas pela legislação e, inclusive, zelará pela segurança e bem-estar do seu cliente, já que os modelos estarão totalmente inspecionados. 


Clique aqui para solicitar contato com nossos especialistas, que prontamente te ajudarão!


55 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page