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  • Igor Vigorito

Saiba como a homologação pode ser além de um processo obrigatório, um aliado para o seu negócio!


Com o intuito de entender melhor como a homologação contribui para os processos internos e resultados de vendas, conversamos com os fundadores da Dacla. Referência em qualidade, a fábrica de reboques atende atacadistas das regiões sul e sudeste do país. A empresa apresenta um crescimento acelerado destacando-se no mercado. E em entrevista conta como a homologação e a assessoria prestada pelo Grupo VIP Engenharia ajudou a alcançar esse resultado.





1- Como era a Dacla antes das homologações?

-Então, antes das homologações nós éramos distribuidores multimarcas. O que nós fazíamos: comprovamos reboques de marcas A, B e C, enfim... várias marcas, e nós recebíamos esses reboques, e não satisfeitos com o padrão de qualidade oferecido, nós pegávamos esses reboques e retrabalhávamos eles inteiros, modificando toda questão de acabamento e todos os detalhes que ainda não estavam adequados ao nosso padrão de exigência né ....

Outra coisa também que nós fazia sofrer bastante antes de homologar, é a questão de assistência né... o pós vendas que esses fabricantes não nos ofereciam. Não estávamos contentes com esse tipo de atendimento, não era o que a gente queria oferecer para os nossos clientes, consumidores finais.

E assim, mesmo com todo esse retrabalho que a gente fazia, ainda não conseguíamos deixar esse reboque de acordo com o padrão de exigência, padrão de qualidade que a gente considera o mínimo. E além disso nós sofremos muito porque os nossos fornecedores da época, não conseguiam nos atender nem em quantidade e nem no prazo. Então nós tínhamos venda, tínhamos demanda, porque mesmo não sendo nossos, os reboques eram diferenciados, porque nós retrabalhávamos ele... e muitas vezes estamos sem o reboque porque nosso fornecedor não conseguia entregar.

2- Como estão os negócios após as homologações? O que mudou?

-Então, a intenção inicial de homologar na verdade era atender nossa demanda como loja varejista né... Nós já tínhamos uma demanda grande, só não tinha o produto na qualidade e quantidade que a gente precisava, então homologando os reboques, nós conseguimos começar a trabalhar no formato que a gente acha adequado, com produto de qualidade, que oferece a segurança para o cliente. Questão de garantia também, do cliente estar seguro não só no uso, mas também na compra, no processo de emplacamento né ... E assim nosso produto teve uma aceitação tão grande, mas tão grande que a ideia inicial era só vender no varejo, mas o atacado começou a nos procurar, e hoje nós vendemos no atacado nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, atendemos toda essa parte do país; E só para vocês terem uma noção, hoje nós temos fila de espera de atacadistas... E não estamos atendendo porque prezamos muito pela questão da qualidade, e assim... nós produzimos o que conseguimos fazer dentro do nosso padrão de qualidade, mas para vocês terem uma noção, depois que a nós começamos homologar os reboques os números desde que saiu a homologação até hoje, quadriplicou nossa quantidade de vendas...

E assim, hoje nós conseguimos até dormir mais tranquilos, em parceria com o Grupo VIP Engenharia nós conseguimos desenvolver um reboque mais seguro né, que oferece toda essa questão de qualidade diferenciada, seja no atendimento ou mesmo na entrega do produto. Porque o cliente que vem até nós está buscando um produto de qualidade para atender a demanda dele.... E nós estamos vendendo um produto ZERO KM, o reboque é um veículo né?! Então nós focamos muito nessa parte de oferecer um produto com qualidade de segurança para o nosso cliente.

3- Pra vocês qual a importância de homologar?

-Para nós a questão de homologar o reboque é extremamente importante, tanto que hoje nós só produzimos os modelos que temos homologados, temos 11 modelos de reboques, e só produzimos esses modelos que de fato tenham homologação. Isso é extremamente importante, porque comprova que o reboque foi testado e aprovado pelos órgãos competentes, e além disso temos a certeza de que estamos oferecendo um produto de qualidade e com segurança, que foi pensando para o fim, o uso dele né ...

E também a questão de emplacamento né?! Cada vez mais os estados estão mais exigentes no caso né... E nós temos a certeza que produzindo os reboques dentro da marca/modelo homologados, nós não vamos ter problemas com isso. Então isso é uma tranquilidade muito grande e é extremamente importante para nós.

Nós falamos dessa questão do emplacamento, porque .... Nós trabalhamos com diversos outros fabricantes, que eram nossos fornecedores antes das homologações. E nós sofremos muito porque, todo mundo costuma homologar um modelo e produzir 10 em cima daquela mesma homologação, mas o DETRAN, cada vez mais tem detectado isso, e que isso não é certo. Então tivemos muita dor de cabeça no emplacamento, e por isso nós achamos tão importante homologar de acordo com a marca/modelo produzido, porque é uma segurança que o cliente tem no primeiro emplacamento, e não só nesse primeiro emplacamento, mas numa venda futura, saber que o cliente vai conseguir transferir esse reboque.

4- Quais os pontos positivos de ser homologado, como foi a recuperação financeira?

-Os pontos positivos de ser homologado, é você saber que está trabalhando de maneira correta, com o aval dos órgãos competentes, você oferecer a questão da segurança para o cliente, tanto na venda, na entrega de produtos, quanto no emplacamento né?!...

E como nós só produzimos o que tem homologado, até mesmo para os nossos processos internos facilita muito. É muito mais fácil você produzir um produto que é projeto, que tem todas as informações técnicas pertinentes, do que você fazer de qualquer jeito... Então só produzir o que é homologado né, então facilita muito nossa parte de processos internos também.

Então, a questão de investimento da homologação, nós já tínhamos uma demanda muito grande de mercado, antes mesmo de homologar, quando homologamos e conseguimos colocar o reboque com a nossa cara, com a qualidade Dacla, segurança no mercado, o aumento nas vendas foi muito grande e foi muito perceptível. E o investimento se pagou muito rápido na verdade!

E hoje nós homologamos cada vez mais modelos, e para homologar esses modelos, nós fazemos sempre um estudo de mercado antes, vemos onde tem procura, quais os modelos que são mais procurados ne, e homologa através desse estudo. Então assim, são produtos que lançamos já com uma procura grande no mercado. Então os investimentos eles pagam rapidamente. Além disso a gente vem crescendo mesmo em meio a pandemia, nossos resultados vem melhorando mês após mês.... Esse mês de maio por exemplo, vai ser um de nossos melhores meses.

E nós achamos tão positivo, tão válido o investimento nas homologações, que nós já estamos em negociação com a VIP novamente, para um projeto futuro de reboques que pretendemos lançar lá por 2022 né, então assim, é uma coisa constante e conforme nossa demanda de mercado nós vamos sempre homologado novos modelos.

5- Quais as dificuldades de fazer homologação?

-Com relação as dificuldades, a primeira homologação ela foi um pouquinho mais difícil, é normal, porque você tem que juntar toda documentação, da própria fábrica, né. Tem que fazer os cadastros, enfim é tudo mais demorado do que as próximas, por que nas próximas você já tem a maioria das coisas prontas. Mas com relação ao processo junto ao Grupo VIP Engenharia, tudo foi muito rápido, correu até mais rápido que a gente imaginava. A primeira homologação trancou quando caiu nos órgãos públicos né... O que nós tínhamos a previsão de sair em 2 ou meses, saiu em mais de meio ano, mas nós entendemos que não foi nada relativo ao Grupo VIP Engenharia, e sim aos órgãos públicos, que não é uma coisa que a VIP tenha o controle né, é algo que depende de fatores externos mesmo.

Tanto é que mesmo com a demora que teve para sair a primeira homologação, assim que ela saiu, pouco tempo depois já homologamos mais alguns modelos, e saindo aqueles, demos sequência a mais um lote. Então assim, as vezes demora um pouquinho, mas a maior dificuldade é junto aos órgãos públicos, que é algo que não depende exatamente do Grupo VIP Engenharia, no que depende de vocês, nós ficamos tranquilos, porque sabemos que vocês fazem acontecer e são competentes, fazem um bom trabalho com relação a isso.

6- De que forma a VIP contribuiu para esse resultado?

-Então, o Grupo VIP Engenharia, desde o primeiro contato, quem nos atendeu foi o Igor, e sempre foram muito atenciosos, muito prestativos, sempre nos ajudaram em tudo, processo burocrático né, enfim. Nós ficamos muito seguros em relação ao trabalho do Grupo VIP Engenharia, por que sabemos que é uma equipe muito competente né, e sempre nos auxiliou e agilizou todos os processos para nós!

Inclusive hoje, podemos dizer que a Dacla, não seria o que é sem o auxílio de vocês, porque eles sempre nos deixaram muito claro, a importância de homologar os reboques de acordo com a marca/modelo do produto vendido, mesmo que os outros fabricantes ou concorrentes não fizessem dessa forma. E isso foi tão importante para nós, eu acho que hoje nós temos esse destaque no mercado, justamente por trabalharmos desta forma, fazendo o certo mesmo que os outros não façam né, e isso é realmente mérito do Grupo VIP Engenharia, mérito de vocês por terem incentivado e deixado claro que é o certo né?!

7- Na visão de vocês o que a VIP representa no mercado de homologação?

-A VIP para nós, foi um divisor de águas, por que antes da homologação, nós sofríamos muito... com os produtos que a gente tinha para revender, e pós a homologação, nossa, mudou totalmente para nós. E assim, o Grupo VIP Engenharia é sempre muito transparente em todo o processo, sempre nos deixam a par de tudo o que está acontecendo, de forma clara e didática né... E mesmo pós a homologação, são sempre muito prestativos né, sempre esclarecendo nossas dúvidas, porque querendo ou não, surgem dúvidas. Então assim o Grupo VIP Engenharia é um facilitador, facilita muito essa parte dos processos, e é o que proporciona o crescimento de nós, fabricantes.

Rápido resumo antes e depois da homologação: Antes da homologação, uma loja com 50m², comprando e revendendo reboques de múltiplas marcas. Depois da homologação: uma loja com 250m² vendendo 3x mais do que vendia antes e uma fábrica que hoje é composta por 850m² de barracão, mais o pátio, totalizando 1400m². Essa é diferença de antes e depois da Dacla com a ajuda do Grupo VIP Engenharia.



O Grupo VIP Engenharia, além de ser referência em processos de homologação veicular com obtenção de documentos como CAT e CCT, realiza assessoria para empresas do início ao fim do processo, prestando todo o suporte necessário e esclarecendo dúvidas, te ajudando a entender melhor cada etapa, de forma íntegra e transparente. Saiba mais: 11 98072 1158 | 11 99475 6337

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