top of page
  • leonardoibanez8

Qual o significado do CHASSI?

Atualizado: 20 de jul. de 2022



O CHASSI é uma sequência não aleatória de caracterizados com a função de ser como um “RG” do veículo, em que contém informações como ano, onde foi fabricado, modelo, entre outras informações, dessa forma auxilia na identificação do veículo para as montadoras no caso de recall e também para os órgãos públicos evitando fraudes. O CHASSI é dividido em três blocos, WMI, VDS e VIS sendo eles: WMI (World Manufacturer Identifier ou Identificador de fabricante mundial) Esse primeiro bloco identifica em qual país seu veículo foi produzido e o fabricante . O primeiro número aponta a região geográfica (EX: América do Sul = 8 ou 9). Em seguida, um dígito revela o país de origem (Ex: Brasil = A a E e 3 a 9) e o terceiro significa a montadora.

Exemplos de países (1º e 2º caracteres):

Brasil = 9A a 9E e 93 a 99;

Argentina = 8A a 8E;

México = 3A a 3W.

Exemplo de montadoras (3 dígito):

General Motors = G;

Ford = F;

Volkswagen = W.

VDS (Vehicle Description Sesction ou Seção Descritiva do Veículo Esse grupo de caracteres agrupa informações que podem variar dependendo da montadora, mas normalmente identifica o modelo do veículo, a versão, o tipo de carroceria, de motorização e a quantidade de portas.

Para o exemplo acima, a tradução é a seguinte: (4º ao 9º dígito)

R- Modelo do veículo (Celta)

D- Versão do veículo (LTZ)

08 – Carroceria hatchback

X- Motorização (1.4)

0 – Número constante VIS (Vehicle Indicator Section ou Seção Indicadora de Veículo) No último grupo de caracteres, você encontra informações relacionadas à produção do veículo: ano, local de fabricação e número de série.

Para o exemplo acima, fica assim (10º ao 17º dígito):

4 – indica o ano do modelo do veículo (2004)

G – indica o local de fabricação (Gravataí – RS)

117974 – Indica o número de série do veículo

MAIS UTILIDADES DO VIN

O número gravado no vidro é do grupo VIS (ano e local de fabricação, além do número de série) e tem de ser o mesmo número do chassi. Caso contrário, é sinal de que o vidro tem procedência duvidosa. Exemplo: Se o seu veículo é modelo 2004, a gravação do seu vidro deve começar com o número 4.

Há letras que são proibidas, sendo elas O, I e Q não podem ser usadas na gravação do número de chassi, devido à facilidade em confundir essas letras com outros caracteres, de acordo com a norma NBR 6066 (2001).


Esses esclarecimentos e muitos outros serão publicados em nosso blog, salve em seus favoritos e não perca nossas matérias!


Pensou Engenharia, Pensou VIP!


Whatsapp 11 98072-1158 ou 11 99475-6337


33 visualizações0 comentário
bottom of page