top of page
  • Foto do escritorDanilo Ibanez Spaziani

Passo a passo para dirigir um veículo com segurança



Nas publicidades do setor automotivo, quase sempre nos deparamos com campanhas de conscientização em favor do uso do cinto de segurança e destacando a Lei Seca, a fim de reforçar a importância de conduzir um veículo sem que tenha consumido álcool. No entanto, a segurança veicular é muito mais abrangente, e, para que o motorista possa preservar sua integridade física enquanto transita pelas ruas, é necessário atentar-se a um manual detalhado que reafirma sua prudência diante do volante. Neste artigo, listaremos itens indispensáveis no automóvel e que garantem sua segurança diariamente - mesmo que você não tenha prestado atenção nisso.


O Air Bag, que foi idealizado em 1971 e lançado em 1980, é responsável por uma queda expressiva no número de vítimas de trânsito, tendo em vista o amortecimento de impacto que, após a colisão, a bolsa de ar se encarrega de fazer, complementando o papel exercido pelo cinto de segurança. A cadeirinha de bebê, por sua vez, possui uma função valiosa, visto que, considerando que crianças menores de 10 anos não apresentam tamanho suficiente para a utilização correta do cinto de segurança, sua integridade física é preservada por esse dispositivo, cuja tarefa reduz em 69% o risco de lesões e mortes em possíveis acidentes.


Além disso, podemos enfatizar a importância de emitir o CAT por parte dos fabricantes e importadores, que tem por objetivo gerar um código de marca/modelo/versão relativo ao registro e licenciamento do veículo, de maneira que o emplacamento seja concluído e sua segurança esteja respaldada pela Legislação de Trânsito. O acompanhamento de sua solicitação é realizado pela VIP Engenharia, referência no mercado de homologação veicular.


Não obstante, a presença de chave de roda, estepe e macaco no automóvel se faz essencial, uma vez que todos estamos sujeitos a termos o pneu furado enquanto dirigimos, e, para sanar o problema, sua troca requer o auxílio dos acessórios indicados. Não poderíamos deixar de citar os extintores, afinal, os incêndios que surgem a partir de motores eventualmente podem ocorrer. Por isso, preste atenção no lacre do produto - que deve estar intacto -, e, para combater o fogo, abra sutilmente uma fresta no capô, disparando o extintor posteriormente.


Com o apoio da tecnologia, o Controle de Estabilidade e o Sensor de Distância também adentraram o mercado apresentando soluções específicas ao condutor, tanto no que diz respeito à correção da instabilidade relacionada a rodas e volante, assim como estabelecendo distâncias no trânsito que inibem colisões em outros veículos.


36 visualizações0 comentário

留言


bottom of page