top of page
  • Equipe técnica

O que é ISO 9001 e em quais casos deve ser emitido

Atualizado: 20 de jul. de 2022


ISO - International Organization for Standardization (Em português, organização internacional de padronização) é um documento que certifica que a empresa está capacitada a realizar processos técnicos. Quando falamos de homologação de veículos, tem a finalidade parecida com a do CCT - Certificado de Capacitação Técnico Operacional, emitido durante o processo de homologação, porém, o CCT deve ser emitido toda vez que a empresa vai homologar um veículo, já a ISO não.

A ISO 9001 deve ser implantada, obrigatoriamente, quando a empresa fabricante, produzir mais de 1000 veículos por ano. Seu custo de manutenção é alto e deve ser renovado uma vez por ano. Além disso, para mantê-lo é necessário que a empresa tenha um time com pelo menos dois funcionários que serão responsáveis pelo funcionamento de todos os processos e uma certificadora mensal, que vai garantir que a empresa está adequada aos padrões descritos pelas normas. No total o valor de manutenção da ISO gira em torno de 30 mil a 50 mil.

O Grupo VIP Engenharia, é referência no mercado de homologação, conta com um time especializado e pronto para te atender, Entre em contato agora mesmo e saiba mais 11 98072 1158 |11 99475 6337

14 visualizações0 comentário
bottom of page