Buscar
  • Equipe técnica

O que representa cada número do chassi


O chassi é um documento que vai identificar o veículo e trazer informações importantes sobre o automóvel, como modelo, ano e local de fabricação. Possui 17 caracteres, incluindo números e letras e tem a mesma configuração para todos os veículos do Brasil.

Os três primeiros caracteres são chamados de WMI (World Manufacturers Identifier) e identificam o fabricante mundial. A primeira letra ou número indica qual o continente onde o veículo foi produzido. Se o veículo tiver como primeiro caractere do chassi alguma letra entre A e H, foi produzido na África, entre J e R na Ásia, entre S e Z na Europa. Quando são números entre 1 e 5 o veículo foi fabricado na América do Norte, 6 e 7 na Oceania e 8 e 9 na América do Sul. O segundo caractere se refere ao país de origem e o terceiro mostra qual o fabricante do veículo.

O segundo grupo, VDS (Vehicle Descriptor Section) tem letras e números que variam de acordo com o fabricante e indicam modelo, versão, tipo de carroceria, motor e itens de segurança. É a seção descritiva do veículo. Já a última seção, VIS (Vehicle Indicator Section) é referente aos dados de fabricação, como ano do modelo, local de produção dentro do país e o número de série.

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco!

10 visualizações0 comentário