Os fabricantes de veículos são os principais responsáveis pela segurança que um automóvel dispõe. Assim, após o consumidor final visitar uma concessionária e concluir uma compra, poderá desfrutar de um meio de locomoção com eficácia comprovada em seus dispositivos de segurança, o que preservará a sua integridade física e da sua família.
A homologação automotiva, por sua vez, consiste na garantia de que seu veículo está alinhado às exigências dos órgãos reguladores – o Ibama, o Denatran e o Inmetro. Desta maneira, o investidor deste mercado obterá as licenças e certificações necessárias para focar em sua atividade profissional, ofertando automóveis diversos aos mais variados públicos.
A importância da emissão do LCVM por parte dos fabricantes
No último ano, um gráfico apresentado na COP27 indicou que o aumentou da emissão de carbono no Brasil cresceu 44,65%, reforçando a necessidade de que medidas fossem adotadas em prol da redução da poluição. Por isso, o Ibama determina a homologação de requisitos legais relacionados à emissão de ruídos e poluentes, o que te fornecerá o LCVM (Licença para Uso da Configuração de Veículo ou Motor).
Atendendo às normas impostas pela Legislação de Trânsito, o automóvel estará mais próximo de ser emplacado. Mas não se engane: esse procedimento contém minucias burocráticas e, se desprezado, comprometerá suas ambições como empreendedor
Dando continuidade à homologação: Lembre-se do CCT e CAT
A avaliação da capacidade técnica de uma empresa encarregada da fabricação e transformação de veículos é indispensável – e representa a certificação de que você possui os requisitos necessários para atuar neste segmento. Portanto, a fabricação de veículos no Brasil com responsabilidade depende da emissão do CCT (Certificado/comprovante de Capacitação Técnica), que é solicitado pelo Inmetro.
Chegando na etapa final, você deve se atentar à solicitação do CAT junto ao Denatran, cuja função é atestar se os modelos fabricados possuem itens de identificação e de segurança de acordo com a determinação do órgão regulador. Tendo em mãos esse documento, seu cliente poderá conduzir um veículo com comodidade, sem maiores preocupações.
Onde devo homologar – e as principais vantagens desse processo
Segundo a ANFAVEA (Associação nacional dos fabricantes de veículos automotores), o licenciamento total de veículos em abril de 2023 cresceu 9,2%, indicando uma tendência de mercado e ampliando a demanda por homologações. À medida que um automóvel é submetido a esse processo, seu novo proprietário terá:
Dirigibilidade descomplicada
Confiança em sua empresa
Dispositivos de segurança eficazes
Diante da dúvida sobre qual empresa você deve designar o criterioso processo de homologação veicular, não pense duas vezes e contrate a VIP Engenharia. Oferecemos soluções únicas ao nosso cliente, entregando custo-benefício aliado a um atendimento humanizado.
Clique aqui para solicitar contato com nossos especialistas, que prontamente te ajudarão!
Commentaires