À medida que a crise econômica no Brasil associada à pandemia agravou-se, a maioria dos mercados se depararam com o caos, relatando demissões e o fechamento de negócios. E, considerando uma das áreas mais afetadas, o setor automotivo registrou a falência de inúmeras concessionárias, reflexo do comprometimento da renda do consumidor, que, além de vivenciarem dificuldades financeiras, viam o sonho da aquisição de um carro cada vez mais longe – também em virtude do aumento sucessivo do preço dos combustíveis.
No entanto, em decorrência da retomada econômica observada a partir de 2022, o mercado de veículos imergiu em um cenário mais promissor, onde a queda expressiva no desemprego produziu um aumento na demanda pela compra de automóveis. Reforçando essa tendência, pudemos observar um crescimento na produção de novos carros, a fim de que a procura percebida no setor fosse devidamente atendida. Neste artigo, abordaremos a recuperação do setor automobilístico, seus impactos sociais e econômicos, além da necessidade de que os fabricantes se atentem às medidas de segurança veicular. Portanto, prossiga com a leitura!
É válido afirmar que a produção de automóveis protagonizou os rumos da indústria nacional no último século. Contudo, os tempos mudaram e, nos últimos anos, o mercado de veículos sofreu as consequências de um país instável economicamente. Só que, contrariando projeções mais conservadoras, a fabricação de novos modelos alcançou os 5% no mês de janeiro, levando-se em conta o mesmo período no último ano.
Deste modo, as montadoras produziram 152,7 mil veículos somente no 1º mês de 2023, enquanto as exportações atingiram os melhores números em 5 anos, com 33 mil unidades enviadas ao exterior. O panorama descrito revela o estímulo do consumidor em locomover-se no espaço urbano de forma mais autônoma, e reflete a queda nos preços dos combustíveis notada nos últimos meses do ano.
Fato é que, apesar do ambiente propício para que as vendas explodam nos próximos meses, os fabricantes não devem negligenciar a segurança no processo de produção, reconhecendo a importância da homologação veicular. Diante desta exigência por parte dos órgãos reguladores de trânsito, a VIP Engenharia encarrega-se do mais criterioso e zeloso acompanhamento de solicitação do CAT, cuja função é atestar a segurança de veículos transformados, carretas, reboques, ambulâncias, entre outros.
Sendo assim, os carros fabricados obterão o registro e, prezando pela responsabilidade, você poderá comercializá-los sem que a integridade física do condutor, dos passageiros, dos pedestres e demais motoristas esteja sob risco.
Comentarios