top of page
  • Equipe técnica

Ensaios para veículos transformados, porque fazer e qual a sua importância

Atualizado: 20 de jul. de 2022



Qualquer modificação de marca/modelo/versão em veículos a partir de uma versão já existente, torna necessária a comprovação de garantia de qualidade do protótipo modificado e de segurança. Por isso é de extrema importância que eles sejam homologados. Os ensaios são parte do processo de homologação e precisam ser realizados para conclusão do processo de homologação e obtenção do CAT e CCT.


O CCT, ou Certificado de Capacitação Técnico Operacional, é importante para comprovar a capacidade de empresas transformadoras, encarroçadoras, fabricantes de implementos rodoviários para executar processos técnicos. É emitido por um organismo acreditado pelo INMETRO (OIA) e é necessário para a emissão do Certificado de Adequação a Legislação de Trânsito - CAT, que é um documento necessário para comprovar que o veículo que está sendo homologado cumpre todas as normas e resoluções definidas pelos órgãos de sistema nacional de trânsito CONTRAN e SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito) e podem ser emplacados e registrados no RENAVAM.


Os ensaios tem a função de testar componentes dos veículos, como; sistema de freios, lanternas, dispositivos de sinalização, dentre outros e dependendo do veículo são obrigatórios para que possam circular sem que coloque a segurança dos usuários em risco.


O Grupo VIP Engenharia, é referência no mercado de homologação, conta com o time especializado e pronto para te atender, Entre em contato agora mesmo e saiba mais 11 98072 1158 | 11 99475 6337


46 visualizações0 comentário
bottom of page