top of page
  • Foto do escritorDanilo Ibanez Spaziani

Encarroçadoras de ônibus: Dicas para homologar o veículo com segurança


As encarroçadoras de ônibus colhem os frutos de um segmento em ascensão. De acordo com pesquisa realizada pela Quaest no último ano, cerca de 70% das pessoas priorizam viagens em estradas através de ônibus, indicando uma demanda importante também presente no setor privado.


Porém, o poder público é o maior responsável por adquirir esses modelos, ao passo que 85% da população brasileira que utiliza transporte público locomove-se por meio dos ônibus. Por isso, a segurança torna-se prioritária nessas viagens, e a homologação veicular realizada de forma criteriosa representa a garantia de que as empresas encarroçadoras de ônibus preocuparam-se com o bem-estar dos passageiros.


Sabia dessa? Os ônibus são os veículos mais seguros


A precaução diante do volante contribui efetivamente para a queda de acidentes, e, através de um boom de campanhas estatais voltadas à conscientização no trânsito, o Brasil registrou de redução nos óbitos provocados por desastres por 10 anos consecutivos. E os ônibus, comparados a outros veículos, relatam a menor incidência dessas mortes, envolvendo-se em somente 0,48% das ocorrências.


Embora surpreendente, não podemos atribuir esse dado apenas à direção defensiva adotada pelos motoristas. Isso porque, projetado ao longo de 4 ou 5 anos, o automóvel é obrigatoriamente submetido a um detalhado processo de homologação.


Quais documentos que devem ser emitidos pelo encarroçador de ônibus?


À medida que selecionamos um nicho para empreender, é natural que nos inteiremos sobre tudo que envolve o nosso mercado. Mas, a burocracia surge como a “pedra no sapato” do empreendedor, compreendendo processos que fogem do seu conhecimento. Tratando-se da encarroçadoras de ônibus, não é diferente.

Conheça os documentos que você deve emitir ao ingressar nesta área:

  • LCVM junto ao IBAMA

  • CCT junto ao INMETRO

  • CAT junto ao DENATRAN

Atentando-se às exigências dos órgãos reguladoras, cuja função é garantir que sua empresa possui a certificação técnica para atuar, que os protótipos dispõem da segurança necessária e atendem a legislação em relação às emissões veiculares.


Quem pode homologar a sua frota de ônibus?


A homologação veicular pode ser concluída em até 7 meses, o que permitirá com que concentre as atenções em sua produção e, assim, ofereça o melhor automóvel possível ao seu cliente. Como se trata de um processo amplamente técnico, e que exige vasta experiência por parte de um profissional, a VIP Engenharia será a sua melhor escolha.


Nossa empresa reúne credenciais únicas neste mercado, encarregando-se da intermediação entre clientes e órgãos reguladores pautada pela excelência, o que, sem dúvida, garantirá sua satisfação.

Clique aqui para solicitar contato com nossos especialistas, que prontamente te ajudarão!


29 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page