top of page
  • Foto do escritorLeonardo Ibanez

Comprar carro importado: Sabia que a sua homologação é indispensável?



A compra de um carro importado seduz milhões de brasileiros, que, cativados por performance aliada à sofisticação, não medem esforços para realizarem essa aquisição. Apesar de carregarem consigo o estigma de serem caros, vale ressaltar que se trata de um investimento, tendo em vista que os veículos oriundos do exterior registram maior valorização que os fabricados no país – carros importados com mais de 10 anos valorizaram 36,1% em um ano, por exemplo.


Mas, para que seu novo proprietário desfrute de experiências positivas ao conduzir um veiculo importado, a homologação veicular deve ser prioritária, a fim de que as exigências dos órgãos reguladores sejam atendidas. Apesar de um comportamento responsável diante do volante colaborar com viagens seguras, a verificação da eficácia dos dispositivos de segurança que constituem o automóvel também inibem acidentes, preservando vidas e proporcionando bem-estar à sociedade.


Apostar em veículos importados tornou-se uma tendência


À medida que a economia se reaquece no país, o consumo é estimulado e favorece financiamentos de automóveis, o que representa uma grande realização pessoal às pessoas. Porém, a compra de carros importados apresentou destaque em meio às buscas por novos modelos, registrando o aumento de 95,3% em vendas no primeiro trimestre de 2023, e despertando a atenção dos órgãos reguladores.


Isto porque, durante a aquisição de carros provenientes de países estrangeiros para sua posterior comercialização em solo brasileiro, se faz necessária a homologação. O procedimento, que abrange etapas determinadas pelo IBAMA e SENATRAN, permite que os emplacamentos sejam autorizados e é indispensável no registro do veículo, garantindo segurança veicular ao consumidor final.


Quais documentos o importador precisa obter para comercializar os veículos?


A princípio, o empreendedor precisa se atentar à emissão do LCVM (Licença para Uso da Configuração de Veículo ou Motor), cuja função é atestar se o veículo examinado atende as determinações do IBAMA no que se refere à emissão de poluentes e ruídos. Em um segundo momento, não negligencie o CAT (Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito) e a importância de obtê-lo, que verificará itens de identificação e segurança no modelo.


O procedimento descrito acima pode demandar 7 meses e, ao ser finalizado, certamente tirará um peso das suas costas. Abaixo, confira alguns componentes dos automóveis que são submetidos a testes de veiculares:

  • Sistemas de iluminação

  • Freios

  • Bancos

  • Cintos de segurança

  • Limpador e lavador de para-brisa


Qual empresa pode me assessorar no processo de homologação?


Embora muitos consumidores recorram a modelos importados usados quando buscam por essa categoria – cuja homologação já foi efetuada –, há a preferência do público por automóveis novos. E o processo de homologação veicular assegurará sua comercialização nas mais diversas concessionárias ao redor do país.


A VIP Engenharia se encarregará desse serviço, apresentando credenciais únicas no mercado que indicam excelência na intermediação entre clientes e órgãos reguladores. Portanto, se deseja ofertar veículos importados o quanto antes, não perca mais tempo e conte com nosso suporte.


Clique aqui para solicitar contato com nossos especialistas, que prontamente te ajudarão!


29 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page