O CAT (Certificado de Adequação a Legislação de Trânsito) consiste em um documento exigido pelo Denatran cuja função é constatar se os protótipos de automóveis dispõem da segurança veicular necessária para o condutor trafegar. Levando-se em conta que os acidentes em vias e rodovias se tornaram recorrentes no Brasil, os esforços voltados a combatê-los devem ser diários.
Não há dúvidas quanto à importância da prudência em meio aos deslocamentos no trânsito. Mas, como a redução das ocorrências nas estradas dependem de uma força tarefa, é fundamental que, juntamente ao bom senso do motorista, a homologação veicular esteja em dia, demandando a contratação de uma empresa especializada neste processo.
A importância da emissão do CAT na homologação veicular
Tendo em vista que a homologação veicular de forma geral é minuciosa, e a conclusão de seu processo pode levar 7 meses, você deve se questionar sobre sua complexidade. Porém, os fabricantes, encarroçadores e transformadores de veículos podem ficar tranquilos quanto a isso, pois há um amplo mercado encarregado da emissão de licenças e certificações necessárias para um posterior emplacamento.
Embora a obtenção do LCVM (Licença para Uso da Configuração de Veículo ou Motor) e do CCT (Certificado de Capacitação Técnica) representem exigências de órgãos reguladores para que seus automóveis sejam homologados, a solicitação do CAT junto ao Denatran simboliza o último passo para que a seu veículo alinhe-se às exigências da Legislação de Trânsito, atestando o bom funcionamento dos seus dispositivos de segurança.
Segurança passiva e ativa: Por que elas importam
Durante o processo que vislumbra a obtenção do CAT, é obrigatório que seja checada a eficácia dos equipamentos de segurança ativa, responsáveis por minimizar as chances de um acidente ocorrer. Contribuindo efetivamente para a preservação da integridade física do condutor e passageiros, citaremos alguns exemplos de seus itens abaixo:
Buzinas
Retrovisores
Faróis
Freios ABS
Já em relação à segurança passiva, trata-se de medidas que, ao serem adotadas, reduzem os efeitos de um acidente às pessoas que se encontram no interior do veículo. Dentre as quais, mencionamos:
Airbags
Cintos de segurança
Encosto de cabeça nos bancos
Quem emite o CAT veicular?
O CAT veicular é emitido pelo Denatran, atribuindo ao veículo um código específico de Marca/Modelo/Versão para cadastro no RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores). Dessa maneira, a empresa incumbida da fabricação, modificação, importação e de encarroçar um automóvel comprovará sua aptidão na realização do serviço.
O documento, porém, pode ser solicitado através da VIP Engenharia, que é especializada no acompanhamento de solicitação de CAT, CCT e LCMV. Há anos no mercado de homologação veicular, dispõe de elevada credibilidade, e assegura excelência no serviço efetuado.
Clique aqui para solicitar contato com nossos especialistas, que prontamente te ajudarão!
Comments