O Certificado de Adequação a Legislação de Trânsito representa uma etapa essencial da homologação veicular, consistindo em um documento que permitirá a comercialização dos automóveis em um segundo momento.
Tratando-se de uma determinação do SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito), sua obtenção é indispensável aos empreendedores do setor automotivo, que, muitas vezes, acabam desconhecendo essa obrigatoriedade no decorrer do processo de fabricação.
A segurança no trânsito está condicionada a práticas prudentes, tanto por parte dos condutores quanto por parte dos pedestres. E em meio à sobrecarga da rotina, algumas pessoas acabam negligenciando o cuidado para com o próximo, o que pode acarretar consequências severas à integridade física de terceiros.
Porém, apesar de acidentes nas estradas estarem relacionados ao descaso dos cidadãos, é válido ressaltar que, em algumas oportunidades, são inevitáveis, reforçando a importância de que os veículos disponham de dispositivos de segurança ativa e passiva eficazes.
Antes do CAT Veicular: Saiba quais documentos deve emitir
Embora a obtenção do Certificado de Adequação a Legislação de Trânsito forneça as credenciais necessárias para que o veículo seja destinado às concessionárias, devemos nos atentar às etapas preliminares da homologação, que são igualmente importantes.
A princípio, recomendamos que, juntamente ao Inmetro, emita o CCT (Certificado/comprovante de Capacitação Técnica), cuja função é examinar as peças a serem empregadas no veículo e se estão em conformidade com os requisitos mínimos de segurança.
Na sequência, se faz necessária a realização de testes de emissão de motor determinados pelo IBAMA, a fim de que você obtenha o LCVM (Licença para Uso da Configuração de Veículo ou Motor) ao respeitar restrições de poluição e ruído.
Posteriormente, você não deve abrir mão dos ensaios veiculares, encarregados de atestarem o bom funcionamento dos equipamentos que contemplam a segurança veicular, verificando a eficácia de dispositivos como:
Freios
Iluminação
Espelho Retrovisor
Limpador de Para-brisa
Ancoragem dos Assentos
Apoio de Cabeça
Obtenha o CAT para cadastrar o veículo
Nesta fase, a vistoria veicular está prestes a ser finalizada, sucedendo a fabricação do automóvel – que leva de 4 a 5 anos – e todas as etapas determinadas pelos órgãos reguladores na emissão das licenças e certificações – que podem demandar 7 meses.
Junto ao SENATRAN, os itens de identificação e de segurança passiva e ativa integrados ao veículo são verificados, permitindo que a marca entre com o pedido para a criação do código RENAVAM.
Após a geração desse código, que compreende marca, modelo e versão, o registro e licenciamento do veículo são autorizados, de forma que, posteriormente, possam realizar seu emplacamento.
A VIP Engenharia é encarregada de toda essa burocracia, portanto, caso fabrique, importe ou transforme automóveis, certifique-se de entrar em contato conosco para que possamos atender as demandas dos órgãos reguladores.
Clique aqui para solicitar contato com nossos especialistas, que prontamente te
ajudarão!
Commentaires