top of page
  • Foto do escritorDanilo Ibanez Spaziani

CCT Inmetro para fabricantes de veículo: Descubra agora a sua importância



O CCT Inmetro é um documento extremamente importante para quem almeja ingressar no mercado automotivo. Embora uma parcela da população tenha descartado a aquisição de um veículo, em razão do preço elevado e, principalmente, custos de manutenção, ainda assim trata-se de um sonho para a maioria dos brasileiros.


De acordo com pesquisa da Data OLX, cerca de 72% dos indivíduos estão decididos a comprar ou trocar de carro nos próximos meses, revelando um dinamismo extraordinário neste setor e intensificando a produção de novos modelos. Assim, os fabricantes de carro identificaram um horizonte animador, e redobraram as atenções no que diz respeito à segurança veicular, tendo em vista o aumento expressivo da atividade produtiva.


O que é o CCT e como emiti-lo?


O Certificado de Capacitação Técnica (CCT) representa a garantia de que sua empresa está apta a fabricar automóveis. Consistindo em um documento cujo objetivo é atestar a sua capacidade técnica para atuar neste segmento, constitui o primeiro processo de homologação veicular, uma vez que, após sua emissão, o Ibama e o Denatran determinam novas etapas.


Diante desse requerimento por parte do Inmetro, é fundamental que, prontamente, você entre em contato com a VIP Engenharia, a fim de assegurar excelência no acompanhamento dessa solicitação. E não esqueça: se não obter esse documento, a produção será paralisada, o que trará consequências financeiras à sua empresa.


LCVM e CAT: Não abra mão desses documentos


À medida que o processo de homologação avança, é provável que o fabricante tenha que concentrar atenções na obtenção de documentos que vão além do atestado de capacidade técnica.


O LCVM, cuja solicitação é realizada pelo Ibama, possui a função de atestar que os modelos projetados respeitam os requisitos legais associados à emissão de ruídos e poluentes – garantindo que a frota ofertada não causará grandes danos ao meio ambiente.


Na sequência, o Certificado de Adequação a Legislação de Trânsito (CAT) é exigido pelo Denatran, representando a fase crucial da sua homologação e, ao ser emitido, garantindo ao consumidor:


  • Segurança passiva

  • Segurança ativa

  • Itens de identificação


Preços caem, vendas crescem: como os fabricantes são impactados


Segundo a ANFAVEA, os emplacamentos de veículos cresceram 16,3% no primeiro trimestre de 2023 em relação ao mesmo período do último ano, ilustrando a vitalidade do mercado e indicando uma tendência aos fabricantes.


Pautando-se por esse anseio do consumidor, aliado ao fato de políticas públicas terem provocado a redução de preço nos automóveis, mais do que nunca os investidores da área devem se atentar às homologações, de maneira que suas vendas se beneficiem deste momento promissor.


Clique aqui para solicitar contato com nossos especialistas, que prontamente te ajudarão!


30 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page