top of page
  • Equipe técnica

CAT DENATRAN, CCT INMETRO.

Atualizado: 20 de jul. de 2022

Saiba como solicitar o CAT emitido pelo DENATRAN e CCT emitido pelo INMENTRO.

Antes de mais nada, precisamos entender que todos os veículos que circulam em vias públicas de todo o território nacional, devem constar na Base de Índice Nacional (BIN). Essa base de dados centraliza e armazena todas as informações oficiais do DENATRAN através de arquivos com informações de todos os veículos devidamente homologados.

Os fabricantes de novos veículos devem obrigatoriamente apresentar marca / modelo / versão ao DENATRAN, visto que todos esses dados devem constar na base de pré cadastro do organismo.

Os veículos já cadastrados no DENATRAN, que passarem por transformações ou adaptações, posteriormente a esse processo, deverão informar essas alterações, de acordo com a legislação vigente.

Como faço para homologar minha empresa?

Para que sua empresa seja homologada juntamente aos seus protótipos, o primeiro passo é contratar uma empresa especializada no assunto, capaz de realizar seu processo do começo ao fim. Para falar com um consultor agora, clique aqui

O que é quando e quando preciso solicitar o CAT?

O Certificado de adequação a legislação de trânsito (CAT), é um documento emitido pelo DENATRAN, e solicitado aos fabricantes, transformadores e importadores, para que seja realizado o cadastro da empresa no Base de dados.

Para os veículos importados será necessário solicitar junto ao IBAMA, a Licença para Uso da Configuração do Veículo Automotor (LCVM). Saiba mais

O que é e quando preciso solicitar o CCT?

O Certificado de Capacitação Técnico operacional (CCT), é documento emitido por Organismos acreditados pelo INMETRO, e empresas fabricantes de implementos, ecarroçadoras, transformadoras e importadoras, devem emitir o CCT de seus protótipos, visto que se trata de componente fundamental para o processo de homologação.

O Grupo VIP Engenharia atua na intermediação de processos de homologação, além de possuir uma equipe qualificada no assunto, possuímos um time de parceiros prontos para te atender!


Ficou com dúvidas? Clique aqui e saiba mais.

578 visualizações0 comentário
bottom of page