top of page
  • Foto do escritorDanilo Ibanez Spaziani

A crescente onda de Food Trucks no Brasil



Os hábitos de consumo dos cidadãos brasileiros estão cada vez mais diversos. E o setor alimentício foi um dos mais impactados pela modernidade, ao passo que, atualmente, o consumidor está mais adepto de refeições produzidas fora do lar - a indústria de food service cresceu 75% em um ano. Neste artigo, abordaremos a ascensão registrada no mercado de Food Trucks. Portanto, prossiga com a leitura!


Reflexo de uma demanda de mercado que busca alimentos ao longo de todo o dia - não somente no horário do almoço e jantar -, o aumento no número de Food Trucks se fez exponencial na medida que deixaram de priorizar somente o período da noite, sendo que, hoje, os empresários em questão tendem a iniciar suas atividades no início da tarde. Desta maneira, a perspectiva do setor de Food Trucks é que, em 2023, o crescimento seja de 100% no Brasil, apresentando tendências que vão na contramão das projeções econômicas em geral para este ano.


No entanto, trata-se de um negócio que demanda um investimento considerável, cuja margem de lucro varia de 15% a 40%, e que compreende processos burocráticos para atestar sua segurança, uma vez que a homologação do Food Truck é realizada em função da alteração da característica veicular. Dentre as vantagens competitivas mais mencionadas pelos investidores do ramo, a mais ressaltada foi a mobilidade, visto que, conforme eventos que produzem grandes fluxos de pessoas ocorrem, o proprietário do Food Truck tem a possibilidade de posicionar seu veículo estrategicamente, de forma que os consumidores sintam-se atraídos pelo cardápio apresentado e se tornem clientes fidelizados.


Seja em saídas de faculdades, baladas, escolas e até mesmo empresas, o veículo geralmente estilizado e com letreiros chamativos oferece praticidade na alimentação dos indivíduos, tornando-se uma opção funcional em meio à rotina corrida. Caso tenha o objetivo de ingressar neste negócio, a obtenção do CAT para Food Trucks é o que licenciará seu veículo junto ao RENAVAM por meio de um código específico de marca/modelo/versão.


Embora o conceito do negócio consista em um restaurante itinerante sobre rodas, o emplacamento do automóvel é indispensável, para que, assim, você possa prosperar como empreendedor atentando-se à legislação de trânsito. A VIP Engenharia atua no acompanhamento da solicitação do CAT, a fim de que o empreendedor dedique-se integralmente à sua atividade profissional, enquanto nos encarregamos de homologar devidamente seu automóvel.

426 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page