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DICAS PARA UTILIZAR CORRETAMENTE SEU ENGATE E CARRETINHA

Atualizado: 2 de ago. de 2021


Engate é um acessório automotivo cuja finalidade é acoplar/tracionar um reboque ou semirreboque. Alguns o utilizam para evitar que o carro de trás, ao estacionar, encoste no para-choque, danificando o mesmo.

Para a utilização do engate e carretinha antes de tudo é preciso, ficar atento aos primeiros cuidados:

  • Velocidade permitida no trecho que pretende trafegar;

  • Observar se existe faixa com velocidade reduzida para veículos de carga, se houver, é para lá que você deve ir;

  • Evite ultrapassagens, seus veículo fica mais pesado e torque e potência são fortemente influenciados quando leva um reboque, sem contar a dimensão do veículo que multiplica o tempo desta manobra;

  • Nem todos os locais permitem o estacionamento de veículos com carretinhas, como garagens de prédios, ou vias de comércio tradicional, onde a vaga é demarcada. Procure utilizar sempre vagas de carga e descarga para este fim, e depois desacoplar a carreta do engate, estacionando o mesmo em local seguro permitido;

  • Não exagere no volume, cargas altas tendem a ser um perigo constante em curvas, devido ao seu centro de gravidade elevado, podendo provocar acidentes e prejudicar a vida de outras pessoas que nada tem a ver com sua necessidade de carga;

  • A calibração dos pneus da carretinha é diferente, deve ser levemente mais dura que a do veículo para suportar a carga, e claro, não se esquecer do balanceamento e alinhamento, para evitar o desgaste prematuro dos pneus ou componentes do seu reboque;

  • As regras para uso do engate e carretinha:

  • A resolução 197, de 31 de Julho de 2006, veio para regulamentar a produção e instalação do acessório. No ano seguinte, a resolução 234 melhorou a versão anterior. Somente automóveis com até 3500kg poderiam utilizar o engate, sendo que o mesmo só poderia ser instalado caso constasse no manual do fabricante ou importador a real capacidade de reboque do veículo. Além disso, os engates devem ter:

ENGATES

  • Esfera maciça apropriada para o reboque;

  • Tomada e instalação elétrica (caso for tracionar algo) para conexão entre rebocado e rebocador, juntamente a um dispositivo para fixação da corrente de segurança do reboque;

  • Ausência de pontas, superfícies cortantes e instrumentos de iluminação;

  • O fabricante do engate deve ser registrado no INMETRO, comprovando a qualidade e obediência às normas de fabricação durante o processo de produção;

  • Fabricantes e importadores de carros devem informar ao Denatran quais dos seus veículos estão aptos para utilizar engate;

CARRETINHAS

  • Protetores das rodas traseiras;

  • Lanternas de posição traseiras de cor vermelha;

  • Freios de estacionamento e de serviço com comandos independentes, para veículos com capacidade superior a 750 kg e produzidos a partir de 1997;

  • Lanternas de freio de cor vermelha;

  • Iluminação da placa traseira;

  • Lanternas indicadoras de direção traseiras (cor âmbar ou vermelha);

  • Pneus que ofereçam condições mínimas de segurança, e lanternas delimitadoras e lanternas laterais, quando suas dimensões assim o exigirem;

  • Os reboques (carretinhas) devem ser registrados e licenciados no Departamento de Trânsito (Detran) da cidade onde seu proprietário reside. Com isso, eles possuirão não apenas placa, mas também documento. E, apesar de não ser necessário pagar IPVA e seguro obrigatório DPVAT, o licenciamento tem de ser quitado todo ano.

  • O motorista ainda tem que saber que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é permitido conduzir veículos com peso bruto total (PBT) de até 3,5 mil quilos – somando o peso do carro, da carretinha e da carga – apenas com a carta de habilitação categoria B. Até 6 mil quilos, exige-se CNH categoria C e, acima disso, categoria E. Para transitar com reboques, o engate é imprescindível, e ele também tem de estar dentro das normas. Mas, antes de instalá-lo, é indicado saber se o veículo tem capacidade para tracionar as carretinhas.

Pensou Engenharia, Pensou Vip!


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