top of page
  • Foto do escritorConsultor

MOTO ELÉTRICA

Atualizado: 3 de ago. de 2021


Com o recente aumento nos preços da gasolina e do diesel e a introdução de veículos

menos poluentes, no mercado brasileiro, surge a dúvida: com a tecnologia atual, dá pra encarar uma moto elétrica como forma de mobilidade?

Ultimamente tem havido uma enxurrada de motocicletas elétricas e scooters de fabricantes de motocicletas, designers e empresas de motocicletas não tradicionais. Na verdade, acreditamos que cada fabricante de motocicletas agora tem uma motocicleta elétrica e/ou scooter esperando para ser lançado.

Scooter Elétrica Também é Uma Moto

Os meios de transporte são muito importantes para o nosso dia a dia, pois estamos constantemente com pressa de chegar aos nossos compromissos, porém, nem sempre com vontade de entrar com um carro no trânsito. Uma boa alternativa para quem tem mais tranquilidade na sua rotina é conhecer os modelos de Scooter Elétrica. Se você ainda tem dúvidas a respeito desse tipo de motocicleta aproveite para saber um pouco mais daquele que é um dos mais práticos meios de transporte.

O Que é uma Scooter Elétrica?

O modelo Scooter é um tipo de motocicleta, porém, que possui um design especial em que os pés ficam sobre um apoio, evitando assim o contato com o motor. Além dessa, outra característica que diferencia as Scooters das demais motocicletas é o tamanho das duas rodas, cerca de 20 a 35 cm de diâmetro.

Se você deseja mais segurança ao pilotar uma moto é interessante conhecer esse modelo, pois com um design pensado para evitar o contato direto com o motor, centro de gravidade mais próximo do solo e também uma velocidade máxima mais baixa a Scooter oferece menos riscos de acidentes.

Os modelos elétricos ainda se destacam pelo fato de serem mais leves e assim se tornam muito mais fáceis de guiar. O Código de Trânsito Brasileiro classifica as Scooters como modelos de Motonetas. Em países com trânsito mais complicado e caótico como China, Índia e Japão essas motos fazem muito sucesso, devido a leveza e também ao seu tamanho reduzido que sempre permite encontrar um espacinho entre os carros.

Como é Feita a Carga da Bateria de uma Moto Elétrica?

Recarregar a bateria da sua Moto Elétrica é muito fácil, basta que você deixe a moto desligada e, em seguida, conecte-a a tomada, tomando o cuidado em verificar a tensão específica do carregador. Na dúvida, consulte as informações que vêm junto da sua moto.

Parte das dúvidas em relação a esse tipo de moto diz respeito a bateria da mesma, em primeiro lugar, é importante ter uma ideia a respeito da duração média dela. Em grande parte dos casos, as baterias possuem uma média de 300 ciclos profundos de operação, isso significa 80% da capacidade nominal da bateria. Dessa forma, a substituição da bateria ocorre num período de 1 a 2 anos.

Também é importante tomar algumas medidas para preservar as baterias da sua Scooter Elétrica. A primeira dica importante é evitar carregar a bateria com muita frequência para não reduzir os seus ciclos profundos. Deixe para carregar a bateria depois de um uso prolongado ou mesmo depois de ela atingir menos de 50% de carga.

Por que Ter Uma Moto Elétrica?

As Motos Elétrica estão ficando cada vez mais populares, dentre as inúmeras vantagens que oferecem podemos citar o fato de não poluir o meio ambiente, não emitir ruídos, não fazer uso de combustíveis fosseis e ainda não emitir cheiros.

Porém, além de ajudar o meio ambiente, esse tipo de moto ajuda o seu bolso também, pois tem um baixo valor de manutenção, não precisa de óleos, as suas baterias podem ser carregadas a qualquer momento e em qualquer lugar e ainda não produzem sujeira para o piloto como, por exemplo, o motor de grande parte das motos convencionais.


Pensou Engenharia, Pensou VIP.

www.grupovipengenharia.com.br/ 11 98072 1158 - Igor | 11 99475 6337 - Fernando


1.870 visualizações0 comentário
bottom of page